1231

Aonde está a personalidade e a inteligência de uma criança que simplesmente acata tudo que a escola lhe propõe? Em qual lata de lixo largamos a razão quando ficamos felizes com o fato de o nosso filho tirar 10 numa matéria em que ele ainda - definitivamente - não tem capacidade de compreender a importância?

2 comentários:

patricia lima disse...

Ret,

a criança não tem escolha, os pais não têm escolha. Somo educados para entrar na roda, para "vencer", para sermos "alguém". Devemos nos inserir no munda da produção como mão-de-obra qualificada. O negócio é ser empregado e consumidor, e não uma pessoa com sua individualidade e idiossincrasias. A questão é de posição no tabuleio social. Simples assim. O resto ´que se dane. isso é a Razão. Isso é aplicabilidade da razão. Construção de projetos e avaliação dos melhores meios para os melhores fins. A nota 10 é o melhor para o fim do tabuleiro. O amor ponderaria, mas a "razão" é dura. Para chegar a algum lugar é preciso o sacrifício, a começar pelos filhos. Algo em cadeia, pois os pais também se sacrificamm pelos filhos, logo é obrigação dos mesmos cumprir esse ritual. A roda não para, é cruel. Apenas amor, que não é o romântico, e sim aquele que observa e respita é capaz de quebar isso, pois valoriza a liberdade.

bjs

Nathália Dias disse...

Criança é um robô imperfeito, que seu maior índice de defeito é quando mostram ter a tal da personalidade. Penso que no dia que fizerem as máquinas altamente domináveis, os homens deixarão de ter filhos, ou ao menos farão bem menos criaturas para exercerem seu poder e/ou exibirem como seus troféus...
Cada vez , mais vejo que a bíblia não mente quando diz que somos a imagem e semelhança de Deus.